Thursday, September 14, 2006

Planos


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Correcção do Exame Nacional
A proposta de correcção que se segue é feita ainda sem conhecimento dos critérios que, para esta prova, serão fixados pelo Ministério. (Portanto, podem as minhas respostas ser, aqui e ali, diferentes das do modelo de correcção que venha entretanto a ser divulgado.)
Enfim, não gostei da prova. A parte de leitura não distingue a verdadeira compreensão dos textos (exige-se pouca inferência, há demasiadas perguntas de «scanning»; há várias perguntas que podem ser respondidas por conhecimento directo da realidade, sem recurso ao texto). Na parte de gramática, devia haver mais conteúdos e de níveis diversificados (há o risco de alunos com bons conhecimentos ficarem com pontuação semelhante à dos que são relativamente fracos nesta matéria). À excepção da pergunta 2 (para identificação de subordinadas temporais), os itens de gramática são pobres (era aliás difícil ser-se mais preguiçoso a conceber as perguntas). Não seria mais razoável que, em vez de se pedir a identificação de três funções sintácticas relativamente marginais (vocativo, predicativo do sujeito [e a seguir a «continuar»], atributo), se pedisse seis, incluindo então também algum complemento directo, sujeito, predicado, complemento indirecto? Também o pedido de slogan é discutível (implica um tipo de criatividade que é talvez excessivamente contingente para uma prova de avaliação).

Correcção
I

1. «Cerca de cinquenta anos, atarracado, magro, tudo nele era limpo, mas velho e cheio de remendos.»
2. A chegada do vagabundo provocou, primeiro, expressões desprovadoras. Logo a seguir houve indignação. Quando o homem começou a ler a folha de jornal, os presentes ainda mais se mostraram ofendidos e as suas caras pareceram mesmo exibir raiva contra aquela estranha personagem.
3. O que desencadeou as reacções dos presentes perante o vagabundo foi, por um lado, o seu vestuário e, por outro, o facto de ter tirado os sapatos e se ter instalado com tanto à-vontade. Essas reacções acentuaram-se quando o homem começou a ler uma folha de jornal que se lhe tinha enrolado nas pernas.

4. O aviso «É reservado o direito de admissão» serve aos proprietários dos estabelecimentos para, quando assim o pretendem, impedir a presença de clientes indesejados.

5. Tristeza: «o azul-claro dos olhos embaciou-se-lhe»; «em tom baixo e magoado». Humor e Ironia: «Aqui para nós, não me parece lá grande coisa»; «E diga à gerência que os deixe ficar. Por mim, não me importo».

6. [Assinala com X, nas colunas respectivas, as afirmações verdadeiras (V) e as afirmações falsas (F), de acordo com o texto.]
Os primeiros bancos alimentares do mundo surgiram na Europa. (F)
Em 2006, havia mais de dez bancos alimentares em Portugal. (V)
As campanhas de recolha de alimentos nas grandes superfícies comerciais realizam-se uma vez por ano. (F)
Há empresas que oferecem os seus excedentes de produção ao Banco Alimentar contra a Fome. (V)
A separação dos alimentos recolhidos nas superfícies comerciais é feita por pessoas que se oferecem para essa tarefa. (V)
Na campanha de Novembro de 2006, foram recolhidos menos alimentos do que em Novembro de 2005. (F)
7. [A campanha de Novembro de 2006 decorreu durante os dias 25 e 26. Assinala com X os dias da semana correspondentes a essas datas.]

Segunda-feira e terça-feira
Terça-feira e quarta-feira
Quinta-feira e sexta-feira
Sábado e domingo


8. [Completa a frase abaixo, assinalando com X a alternativa correcta.]
No texto, a expressão «pôr um prato na mesa de quem mais precisa» (linha 17) significa
dar louça a quem não tem onde comer.
distribuir dinheiro aos pobres e aos sem-abrigo.
fornecer alimentos aos mais necessitados.
pôr a mesa a quem não tem o hábito de o fazer.


9. [slogan]


II

1. [as conjunções são] contudo; enquanto; ou; portanto

2. [os enunciados que estabelecem uma relação de subordinação temporal são] «assim que ela entrou no café»; «mal ela chamou o empregado»; «quando ela pediu água para o cão».

3. a) vocativo; b) predicativo do sujeito; c) atributo

4. As notícias do dia tinham sido lidas pelo Eduardo.

III
[redacção]

[Termina aqui a proposta de correcção, feita no dia do exame. A prova e os critérios de correcção oficiais estão aqui.]



Questionários para revisão dos conteúdos de gramática (do exame e do nosso próximo trabalho)


Usei como base dois questionários. O primeiro retirei-o de Fernanda Costa & Luísa Mendonça, Palavras a Fio, 7. É relativo a matérias mais antigas, mas que em Português estão sempre a ser recuperadas. O segundo é o questionário feito para apuramento dos representantes da escola no Concurso Nacional de Leitura — apuramento tão brilhantemente vencido por Joana S. (9.º 2.ª), Joana L. (9.º 6.ª), Brigitta C. (9.º 1.ª) [infelizmente, só Brigitta cumpriu a incumbência de representar a escola (o que fez com a costumada eficiência, embora sem conseguir o apuramento para a final nacional, que será transmitida na RTP, dia 16 de Junho), não tendo as outras duas colegas podido comparecer no dia da final distrital]. Acrescentei um terceiro questionário, com matéria que escapara aos dois anteriores.

A seguir às perguntas dos questionários 2 e 3, ponho as respostas. Às do questionário 1, por enquanto, ainda não (a não ser quando considero as perguntas mais ambíguas; mas é natural que, entretanto, vá pondo o resto das respostas).

Aproveito para lembrar que há algumas sínteses gramaticais aqui:
acentuação; tipos de frase; discurso directo e indirecto; classes de palavras.
Também podes rever fichas de alguns conteúdos na secção «Gramática Fedorenta»:
valores de sufixos; nomes comuns e próprios; adjectivos; derivação imprópria (ou conversão); verbos copulativos, predicativo do sujeito, predicado nominal; imperativo; complemento circunstancial de causa e oração subordinada causal; particípios passados regulares e irregulares (verbos abundantes); vocativo; determinantes versus pronomes; orações subordinadas completivas; atributo e determinativo; flexão de verbos.
Há ainda este site para ver flexão de verbos, verificar famílias de palavras, pedir palavras com deterimado sufixo, etc. (Escreves o verbo cuja conjugação pretendas ver e clicas em «pesquisa»; depois clicas sobre o infinitivo do verbo e terás a flexão toda.)


Questionário 1

1. Indica o tipo desta frase: «Pede-lhe desculpa!». Escreve-a na forma negativa.

2. Passa para o discurso indirecto:
— Rui, quero que venhas cá amanhã à tarde — disse ela.

3. Pontua a seguinte frase: «Ó Ivo explica-me o que se passou ontem na aula de Inglês pediu a directora de turma»

4. Explica a utilização do ponto de interrogação e de exclamação nesta frase: «— Tu disseste-lhe isso?!»
O ponto de interrogação assinala uma pergunta; o ponto de exclamação que lhe está associado indica surpresa.

5. Indica seis palavras do campo lexical de «infância».
«criança», «alegria», «brincadeira», ...

6. As palavras «comprimento» e «cumprimento» são palavras: homónimas, homófonas, homógrafas ou parónimas?

7. Identifica o processo de formação destas palavras: «chapéu-de-sol», «RTP», «tique-taque», «foto», «prever», «lindamente», «pontapé».

8. A partir da palavra primitiva «feliz», forma: uma palavra da mesma classe gramatical; uma palavra de uma classe gramatical diferente.

9. Escreve cinco verbos da família do verbo «pôr». Escreve quatro palavras da família de «trás».
compor, impor, ...
detrás, atrasar, ...

10. Identifica os nomes presentes nesta frase: «Nas férias, o prazer de voltar a casa e reencontrar a família e os amigos era grande».

11. Indica os nomes colectivos correspondentes a um grupo de: «ilhas», «soldados», «navios de guerra», «peixes», «casas», «músicos».

12. Escreve no feminino os seguintes nomes: «alemão», «rei», «patrão», «duque», «leitor», «juiz», «compadre», «padrasto», «cavalo», «solteirão».

13. Classifica as seguintes palavras quanto à acentuação (palavras agudas, graves e esdrúxulas): «família», «obstáculo», «romã», «Roma», «prova», «ritual».

14. Identifica o tempo em que se encontram as formas verbais: «Ela esperava sempre por mim; ontem, porém, quando cheguei, ela já saíra».

15. Indica a subclasse dos pronomes presentes nesta frase: «Quem teria trazido isto para cá? Não é meu; eu só compro os filmes que me agradam.»
Quem = interrogativo; isto = ...; meu = ...; eu, me = ...; que = ....

16. Reescreve a frase, substituindo as palavras destacadas por pronomes: «O Pedro fuma e o Pedro fumar faz mal ao Pedro

17. Faz o mesmo exercício com esta frase: «A Elsa telefonou à mãe e disse à mãe que tinha uma novidade para contar à mãe

18. Liga as duas frases com o conector mais adequado: «O Telmo não estudou nada.»; «Tirou negativa no teste.»
O Telmo não estudou nada; por isso [portanto] tirou negativa no teste. (Ficaria uma oração coordenada conclusiva)
Outra hipótese mas invertendo a ordem: O Telmo tirou negativa no teste, porque não estudou/estudara nada. (Aqui teríamos uma oração subordinada causal)

19. Identifica todos os pronomes e respectivas subclasses, nesta frase: «Quem vai ajudar-te a arrumar tudo isto?»
Quem = pronome interrogativo; te =...; tudo = ...; isto = ...

20. Indica a conjugação a que pertencem os verbos da frase anterior. Diz se são verbos regulares ou irregulares.

21. Distingue os tempos verbais simples e os compostos, na frase seguinte: «Não tenho o livro, porque, quando cheguei, a livraria já tinha fechado.»

22. O que distingue um tempo simples de um tempo composto?

23. Escreve o presente do indicativo de «amá-lo» (verbo pronominal).

24. Escreve no condicional as seguintes formas verbais: «adoro-o»; «comeste-o»; «compraram-nos».

25. Escreve no futuro do indicativo a forma verbal destacada: «Devolvo-te o livro mal acabe de o ler.»

[26. As palavras destacadas são pronomes pessoais reflexos ou recíprocos? «Eles abraçaram-se e beijaram-se; depois, sentaram-se e conversaram.»]
Sentaram-se = pronome pessoal reflexo
Abraçaram-se; beijaram-se = pronomes pessoais recíprocos.
(Enquanto cada um se senta «ele próprio», beija outro que o beija também e abraça outro que o abraça também. Creio que esta matéria não foi suficientemente trabalhada em aula. Ainda a veremos.)

27. Substitui o * por «encontra-se» ou «encontrasse»: «Se eu * o CD, comprava-o.»; «Quando se procura, * o que se quer».

28. Indica a subclasse de cada um dos verbos: «Como chovia, ele comprou uma pizza e telefonou à Paula. Jantaram e viram um filme».
chovia = impessoal; ...
[Ver Caderno de Actividades, 8.º ano, ficha 7]

29. Identifica os determinantes e indica a sua subclasse: «Aquele emprego trouxe-lhe algum ânimo. A sua vida ganhou um novo sentido.»

30. Justifica a utilização de dois pontos, nesta frase:«— Quero pouca coisa: atenção e algum carinho.»

31. Justifica a vírgula nesta frase: «No Inverno, ela saía raramente.»

32. Transcreve os adjectivos e indica o grau em que se encontram: «Ele apanhou um valentíssimo susto: aquela foi a maior onda que ele já viu.»

33. Escreve o pretérito imperfeito do indicativo do verbo «obter».

34. Redige uma frase em que utilizes uma palavra homófona de «soar».

35. Substitui o * por um verbo introdutor expressivo: «— Por favor, deixa-me ir contigo — * ela.»

36. O mesmo exercício: «— É sempre a mesma coisa! Pára com isso! — * ela.»

37. Explica a utilização de reticências nesta frase: «O Ivo pôs-se com muitas exigências e acabou por perder o negócio. Quem tudo quer...»

38. Identifica as preposições presentes nesta frase: «Após a festa, a Rita veio até Cascais de moto, com o Paulo.»

39. Substitui as preposições e locução prepositiva destacadas de forma a alterares o sentido das frases: a. «Sinto-me com forças.»; b. «Ela virou-se para o irmão.»; c. Ele mora perto de mim.

40. Separa os elementos contraídos e classifica-os: «Pelo Natal, vou sempre à aldeia do meu pai e durmo na casa dele.»

41. Formula a regra que justifica o acento nestas palavras: «alguém»; «também»; «mantém»; «Santarém»; «parabéns»; «vinténs»; «vaivéns».

42. Substitui os * por «tem a ver» ou «tem a haver»: a. «Como resultado das partilhas, ele * mil euros. b. «Esta febre * com a doença.»

43. Forma nomes dos seguintes adjectivos: «belo»; «estúpido»; «lúcido»; «altivo»; «avaro»; «duro»; «certo»; «sensato».

44. Descobre os advérbios e locuções adverbiais: «Estou aqui contigo e sinto-me bem. Na verdade, cedo descobri que apenas tu me interessas.»

45. Substitui os advérbios sublinhados por locuções adverbiais: a. «Efectivamente, não gosto de ti.» b. «Agora estudo.» c. «Falou apressadamente

46. Indica a função sintáctica dos elementos destacados: a. «Ontem, todos foram sair»; b. «Ela pediu-lhe segredo»; c. «Vamos passear.»; d. «Vou a Paris».

47. O mesmo exercício: a. «Naquele dia, o Rui e os dois primos foram a uma festa.»; b. «Ponham os chapéus por causa do sol

48. Classifica os sujeitos destas frases: a. «O Rui e o Zé chegaram dos Açores.»; b. «O silêncio é necessário.»; «c. Trovejou toda a noite.»; d. «Vou dormir.»
O Rui e o Zé = composto; ...

49. O mesmo exercício: a. «Bateram insistentemente.»; b. «Vai abrir a porta.»; c. «Tu e ele sois parecidos.»; d. «Ontem à noite, telefonou a Inês.»

50. Escolhe a forma correcta do verbo «intervir»: «Durante a reunião, ela interviu / interveio duas vezes.»

51. Completa com «senão» ou «se não»: a. «Perdes um bom filme, * vieres.»; b. «Não queria outra coisa * estar sozinho.»; c. «Agasalha-te, * adoeces.»

52. Identifica o recurso expressivo utilizado neste verso de Manuel Bandeira: «Minhalma é um menino doente»

53. Indica a forma correcta: Comprei dois casacos castanho-escuros/castanhos-escuros.
castanho-escuros. (Ver Caderno de Actividades, 8.º ano, ficha 6)

54. Completa com o verbo indicado entre parênteses: «Os pais do Simão ________ («crer» — pres. do ind.) que ele vai passar de ano.»

55. Escreve duas frases com o seguinte par de parónimas: «dispensa» e «despensa».
A Deolinda pediu dispensa da aula de Português para ir a casa arrumar a despensa. É bem parvinha a Deolinda.

56. Identifica o recurso expressivo presente nesta frase: «Os seus cabelos lembram as ondas do mar revolto.»

57. O mesmo exercício: «Gosto do teu sorriso — ele é o pão de que me alimento.»

58. Indica a função sintáctica da palavra sublinhada: «Quando te vi, Carolina, fiquei sem palavras.»

59. O mesmo exercício: «Ele chamou a Ana e disse-lhe: “Nós temos de conversar, Ana”».

60. Coloca as vírgulas onde for necessário: «— Na semana passada parece que houve um problema. Explica-me lá Tiago o que aconteceu.»

61. Analisa sintacticamente a seguinte frase: «Todos ficaram transpirados, por causa do calor.»

62. O mesmo exercício: «Senti uma grande alegria ontem.»

63. Classifica os verbos das frases 61 e 62.

64. Escreve uma frase em que o verbo «continuar» seja um verbo copulativo.

65. Escreve uma frase em que o verbo «continuar» seja um verbo transitivo directo.

66. Completa a frase com o verbo entre parênteses: «O pai, a tia e eu ______ («ir» — pres. do ind.) à pesca todas as semanas.»

67. O mesmo exercício: «Tanto o pai como o filho _______ («gostar» — pres. do ind.) de ler.»

68. O mesmo exercido: «Ler e escrever ___________ («ser» — pret. imp. do ind.) a sua ocupação preferida.»

69. Caça os erros: «Os três amigos, abraçaram-se chorando e rindo ao mesmo tempo.»

70. O mesmo exercício: «O estudo da gramática, era uma obceção. Passava horas a decorar todas aquelas defenições.»

71. Substitui o verbo «meter» por outro de sentido mais preciso: a. «A sopa está insossa; mete-lhe mais sal»; b. «Aqui há pouco espaço; mete a louça no armário.»

72. Substitui os * pelos verbos indicados entre parênteses (pres. do ind.): «Os turistas * («vir») visitar a cidade e * («ver») os monumentos.»

73. Descobre e corrige os erros: «A Ana organizou tudo de forma a que podesse comparecer. Mas, derivado a um acidente na estrada, não conseguiu chegar a horas.»

74. O mesmo exercício: «Que cara esquesita vocês trazem! Tem alguma coisa para me contar? Quaisqueres que tenham sido as asneiras, contem-me.»

75. O mesmo exercício: «Ando à muito tempo a afirmar de que não é saudável que hajam fumadores nesta casa.»

76. Diz se a frase seguinte é simples ou complexa: «Do alto do monte, avistava-se uma paisagem deslumbrante que se estendia a perder de vista.»

77. O mesmo exercício: «Naquela noite, após o jantar, os parentes mais próximos combinaram todos os pormenores da festa surpresa ao bisavô.»

78. Transforma as duas frases simples apresentadas numa frase complexa: «O incêndio foi devastador.»; «A casa do Pedro salvou-se.»

79. Divide e classifica as orações destas frases: a. «Os adeptos começaram aos saltos, abraçaram-se, riram.»; b. «Ou vens connosco ou ficas em casa dos avós.»

80. O mesmo exercício: a. «Como tiveste más notas, ficas em casa durante as férias.»; b. «O garoto começou a chorar assim que o viu.»

81. Sublinha as conjunções ou locuções subordinativas das frases apresentadas em 80.

82. Substitui as conjunções ou locuções que identificaste em 81, por outras de sentido equivalente.

83. Transforma esta frase complexa numa frase simples: «Quando chegaram à prala, foram logo tomar banho.»

84. O mesmo exercício: «Todos se protegeram com um chapéu, porque estava sol.»

85. Identifica a sensação predominante nesta descrição: «Um renque de choupos esguios marcava a borda do rio que nessa manhã deslizava muito sereno, esverdeado de águas, espelhante sob aquele céu imaculado.» (Trindade Coelho)
Sensação visual. (Não é «matéria», é mais interpretação.)

86. O mesmo exercício: «Havia mais de uma hora que ali perto se ouvia o retintim agudo do martelo do ferrador atarracando cravos na bigorna.» (Trindade Coelho)
Sensação auditiva. (Idem)

87. Escreve o adjectivo da frase no grau superlativo absoluto sintético: «Os garotos tiveram um comportamento muito desagradável.»

88. Faz a análise sintáctica: «As notícias foram óptimas.»

89. Escolhe a alternativa correcta em cada caso: «Quem é [maleducado / mal-educadol não é [benvindo! bem-vindo] a minha casa.»

90. O mesmo exercício: «Por favor, eu [queria / cria] [duzentas / duzentos gramas] de fiambre.

91. Explica como se formaram as seguintes palavras: «gritaria»; «relojoaria»; «casinha»; «rapazito»

92. Explica, agora, o processo de formação destas palavras: «reeleito»; «descair»; «imperfeito»; «desconforto»

93. Indica os sentidos dos prefixos «des-»- e «re-» nas seguintes palavras: «desconforto»; «reeleito»; «descair».

94. Indica o sentido do sufixo «-aria» nas seguintes palavras: «gritaria»; «relojoaria».

95. Escreve o verbo «construir» no presente do indicativo.

96. Formula e responde às quatro perguntas básicas que constituem o seguinte lead de uma notícia: «Uma destemida senhora de 80 anos vai amanhã saltar de pára-quedas em Tancos, em simultâneo com o filho de 61 e o neto de 23»

97. Diz se este acontecimento poderia constituir matéria para uma notícia. Justifica a tua resposta. «As famílias portuguesas vão comemorar o Natal a 25 de Dezembro.»

98. Divide e classifica as orações desta frase complexa: «Como te portaste mal, ficas em casa de castigo.»

99. O mesmo exercício: «Todos os dias acordo às sete, tomo o pequeno-almoço e corro trinta minutos.»

100. O mesmo exercício: «O Pedro é simpático quando encontra os vizinhos.»

101. Faz a análise sintáctica da primeira oração da frase de 100.

102. Identifica o género literário a que pertence este excerto:
RUI (A olhar para fora.) — Está a ficar escuro...
ZÉ— E daí, Rui? (A gritar, para os vigias) Eh, vigias! Já se avista terra?

103. Que nome dás às partes do texto que surgem em itálico e entre parênteses? Qual é a sua função?
São didascálias (ou informações cénicas). Servem para o encenador (e os actores) ...



Questionário 2

1
Cristiano Ronaldo fez três remates fortíssimos. Coloca o adjectivo desta frase no grau superlativo absoluto analítico.
Muito fortes

Jesus! Que grande tempestade! Classifica quanto à classe (classifica morfologicamente) a palavra «Jesus».
Interjeição

2
Estas perguntas não me estão a agradar. Classifica quanto à classe (classifica morfologicamente) «estas».
Determinante (demonstrativo).

Junto à Biblioteca está uma exposição sobre António Gedeão. Classifica morfologicamente este «à».
Contracção de preposição e determinante.

3
Para fazer as perguntas, um grupo de professores reuniu em segredo. Substitui a expressão «em segredo» por um advérbio de modo.
Secretamente

Se fazes favor, responde bem ao que te vou perguntar. Qual é tipo desta frase.
Imperativo.

4
Ultrapassámos a prova de ditado. Substitui «a prova de ditado» por um pronome e diz a frase.
Ultrapassámo-la.

Consultaríamos as enciclopédias do CRE. Diz a frase, substituindo «as enciclopédias do CRE» por pronome.
Consultá-las-íamos.

5
Responde mal, se não queres ganhar. Qual é o sujeito?
Tu (subentendido).

Come a sopa, Joana. Qual é a função sintáctica de «Joana»
Vocativo

6
Come a sopa, Joana. Põe na forma negativa.
Não comas a sopa, Joana.

Não o leias. Põe na forma afirmativa.
Lê-o.

7
A maioria dos alunos da Escola Sec. José Gomes Ferreira é inteligente. Qual é o sujeito?
A maioria dos alunos da Escola Sec. José Gomes Ferreira

Os estudantes da Escola Secundária José Gomes Ferreira são uns malandros. Qual é a função sintáctica de «uns malandros»?
Predicativo do sujeito

8
Os alunos fizeram um ditado. Substitui por um pronome o complemento directo.
Os alunos fizeram-no.

Os alunos farão um ditado. Substitui por um pronome o complemento directo.
Os alunos fá-lo-ão.

9
A Escola Secundária José Gomes Ferreira está em obras intermináveis.
Indica a classe de palavras (classe morfológica) a que pertence «em».
Preposição.

As obras são boas mas são caras. Indica a classe (e a subclasse) a que pertence a palavra «mas».
Conjunção coordenativa adversativa.

10
Cinco professores devoram cinco javalis. Põe na forma passiva.
Cinco javalis são devorados por cinco professores.

Foram traídos pela sua ingenuidade. Põe na forma activa.
A sua ingenuidade traiu-os.

11
A agente da passiva foi beijada pelo sujeito. Qual é função sintáctica de «pelo sujeito»?
Agente da passiva

No primeiro dia de Primavera, deitavam contas à vida os alunos do nono ano. Qual é a função sintáctica de «Os alunos do nono ano»?
Sujeito

12
Também fizeram trabalhos sobre a quadra e o quadrado os alunos do oitavo ano. Qual é a função sintáctica de «trabalhos sobre a quadra e o quadrado»?
Complemento directo

Dou-lhes todas as vantagens. Qual é a função sintáctica de «lhes»?
Complemento indirecto

13
Mesmo assim, vivemos bem com as obras. Qual é a classe de palavras (a classificação morfológica) a que pertence «bem»?
Advérbio

Apesar das obras, todos mostram alegria. Qual é a classe de palavras (a classificação morfológica) a que pertence «alegria»?
Substantivo (ou nome).

14
Diz a 1.ª pessoa do plural do Condicional de «Cantarolar».
Cantarolaríamos

Diz a 1.ª pessoa do singular do Presente do Conjuntivo de «Consentir».
Consinta

15
— Lavaremos a roupa suja — disseram os pacotes de Skip. Põe no discurso indirecto.
Os pacotes de Skip disseram que lavariam a roupa suja.

A Dra. Maria José disse que fora agredida por um cobardolas. Passa para o discurso directo:
— Um cobardolas agrediu-me — disse a Dra. Maria José. [ou: — Fui agredida por um cobardolas — disse a Dra. Maria José.]

16
Os professores davam aos alunos belas notas. Substitui por um pronome o complemento indirecto.
Os professores davam-lhes belas notas.

Darei um abraço ao Major Valentim. Substitui por um pronome o complemento indirecto.
Dar-lhe-ei um abraço.

17
Coloca o adjectivo «péssimo» no grau comparativo de superioridade.
Pior

Põe o advérbio «mal» no superlativo absoluto sintético.
Pessimamente

18
Classifica quanto à classe (classifica morfologicamente) «de».
Preposição.

Quando eu terminar a frase, vais responder. Qual é a classificação morfológica (classe de palavras) de «quando»?
Conjunção.


19
Diz um hiperónimo de «violino».
Instrumento.

Diz um sinónimo de «antónimo».
Contrário.

20
Diz uma personagem do Auto da Barca do Inferno que não tenha seguido na Barca do Inferno.
Parvo, Judeu, Cavaleiros

Diz o símbolo de uma destas duas personagens do Auto: Onzeneiro, Fidalgo:
Bolsa / Cadeira, Pajem

21
Na Primavera, todos vivem com mais optimismo. Classifica morfologicamente (diz a classe de palavras a que pertence) «optimismo».
Substantivo.

Comes depressa. Classifica morfologicamente (classe de palavras) «depressa».
Advérbio

22
Caros concorrentes, estas perguntas não são fáceis. Indica a função sintáctica de «Caros concorrentes».
Vocativo.

Na sala B11 costuma haver uma mesa oval. Classifica sintacticamente (quanto à função sintáctica) «oval».
Atributo.


23
Divide o período e classifica as orações. A escola estava em obras, porque caía de podre.
Oração subordinante / Oração subordinada causal

Divide o período e classifica as orações. Quando o Sr. Brás via aquele aluno, corria atrás dele.
Subordinada temporal / Oração subordinante

24
Classifica quanto à acentuação «hesitante» e «catálogo».
grave / esdrúxula

Classifica quanto à formação «compor» e «repor».
derivadas por prefixação

25
No Auto da Barca predominam as personagens-tipo ou as personagens de psicologia complexa?
Personagens-tipo.

Na representação do Auto da Barca que vimos no Seminário da Luz não apareciam algumas das personagens do Auto. Indica uma.
Sapateiro, Enforcado, Procurador, Um cavaleiro

26
A sala B11 parece grande. Classifica sintacticamente «grande».
Predicativo do sujeito.

Na sala B11 há muitas cadeiras. Classifica sintacticamente «muitas cadeiras».
Complemento directo.

27
Agora corres melhor. Classifica morfologicamente (quanto à classe) «melhor».
Advérbio

Com calma, vamos lá. Classifica morfologicamente «com».
Preposição

28
— Alunos, façam guerra ao escaravelho — ordenou o Presidente do executivo. Põe no discurso indirecto.
O presidente do executivo ordenou aos alunos que fizessem guerra ao escaravelho.

A ministra perguntou ao Alberto se estava contente com as perguntas do concurso. Passa para o discurso directo.
— Alberto, está(s) contente com as perguntas do concurso? — perguntou a ministra.

29
Gil Vicente é um autor de que século (entenda-se: escreveu, produziu, em que século)?
XVI

Fernando Pessoa escreveu em que século?
XX

30
Classifica quanto à acentuação «Carnaval».
Aguda

Classifica quanto à acentuação «acentuar».
Aguda

31
Classifica quanto à acentuação «Índico».
Esdrúxula.

Classifica quanto à acentuação «Classifica».
Grave.

32
O professor Esperança entendeu que os alunos do 9.º ano reprovariam todos. Divide o período e classifica as orações.
Oração subordinante / Oração subordinada completiva (ou integrante).

Para que todos estudem, vai haver policiamento nas salas. Divide o período e classifica as orações.
Subordinada final / Subordinante

33
Como somos pobres, não ofereceremos prémios aos concorrentes. Classifica sintacticamente «aos concorrentes».
complemento indirecto

Como somos pobres, não ofereceremos prémios aos concorrentes. Nesta mesma frase, qual é sujeito?
nós (subentendido).

34
Em «A palavra mágica», qual era a palavra que, porque mal compreendida, é o fulcro da história?
«inócuo»

Temos os seguintes géneros literários: «Lírico, Narrativo, _________»
Dramático.

35
Estou a ler as perguntas. Classifica morfologicamente (classe) «a».
Preposição

«Estou a ler» é a conjugação perifrástica, que nós fazemos com preposição e infinitivo. Um brasileiro preferiria: _________.
gerúndio / estou lendo

36
Como se designa uma estrofe de quatro versos?
Quadra

Como se denomina uma estrofe de três versos?
terceto

37
Diz a 1.ª pessoa do singular Futuro do Indicativo de «Dizer»
Direi

Diz a 1.ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito de «Ser».
Era

38
Os concorrentes estavam nervosos. Diz a função sintáctica de «nervosos».
Predicativo do Sujeito.

Classifica morfologicamente (quanto à classe) «até».
Preposição.

39
Sou livre, porque sou descomplicado
Divide em orações e classifica as orações.
Subordinante / Subordinada Causal

Sou livre, porque sou descomplicado
Qual é a função sintáctica de «descomplicado»
Predicativo do sujeito

40
Se, para descrever a neve, disser que caem pétalas brancas do céu, uso uma figura de estilo (recurso), que é…
Metáfora

A noite caminhava leve e lenta. Que figura de estilo existe?
Personificação.
41
Põe no superlativo absoluto sintético (erudito): «fiel»
fidelíssimo

Põe no superlativo absoluto sintético: «horrível».
horribilíssimo.


42
Diz um hipónimo de «Classe de palavras».
Adjectivo, etc.

Diz um hiperónimo de «sujeito».
função sintáctica (ou funções sintácticas)

43
Diz a 1.ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito do Indicativo de «Trazer».
trouxe

Diz a 1.ª pessoa do singular do Presente do Conjuntivo de «Pedir».
peça

44
O que é uma estrofe?
Um conjunto de versos

Tinham faces rosadas como um fruto. Que figura de estilo há?
Comparação

45
Se ganharem, vão à fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Divide e classifica as orações.
Subordinada condicional / Subordinante

A escola está obras, portanto há muito barulho. Divide e classifica as orações.
Coordenada / Coordenada conclusiva

46
Em «o ar estava húmido», «ar» é nome abstracto ou comum?
comum

Diz um antónimo de «antónimo».
sinónimo

47
Põe «Manter» na 1.ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito.
Mantive

Põe «Manter» na 1.ª pessoa do singular do Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
Mantivera

48
Dei à Violeta o violão da Violante. Qual é o complemento directo?
O violão da Violante

Substitui por pronomes quer o complemento directo quer o indirecto. Dei-lho.

49
Diz o superlativo absoluto sintético erudito de «doce».
dulcíssimo

Diz o superlativo absoluto sintético erudito de «cruel».
crudelíssimo

50
Diz o superlativo relativo de superioridade de «esperto»
o mais esperto de todos

Classifica em termos morfológicos «nas»
contracção (em + as)

51
Põe no superlativo absoluto sintético (erudito): «feroz»
ferocíssimo

Põe no superlativo absoluto sintético: «amigo»
amicíssimo

52
Classifica morfologicamente (classe e subclasse) «e»
conjunção coordenativa copulativa

Classifica morfologicamente «contra»
Preposição

53
Há verbos que têm particípios passados regulados e irregulares. As duas formas de «eleger» são «elegido» e «eleito». Qual usarias com o verbo ter?
elegido

Quais são as duas formas de particípio pasado de «enxugar»?
enxugado; enxuto

54
Um verbo transitivo é um verbo que…
precisa de complemento directo

Um verbo copulativo ou de significação indefinida é um verbo que…
pede predicativo de sujeito

55
Põe o verbo «Caber» na 1.ª pessoa do singular do Futuro do Conjuntivo
Couber

Põe o verbo «Pôr» na 1.ª pessoa do singular do Pretérito mais-que-perfeito
pusera

56
Vou pelas serras. Classifica, em termos morfológicos, «Pelas».
Contracção (por + as).

Ele pôde. Diz o tempo em que está «pôde» (com acento).
Pretérito perfeito do indicativo.

57
Indica, reportando-te ao Auto da Barca, um objecto que sirva de identificação ao Sapateiro?
formas ou avental

E ao Judeu?
bode

58
Na frase O professor perguntou-lhes se compreendiam, qual é a função sintáctica de «se compreendiam» relativamente à oração subordinante?
Complemento directo.

Vou ao concurso ou compareço no torneio de voleibol. Divide e classifica as orações
Coordenada / Coordenada disjuntiva

59
Dou quatro autores. Ordena-os do mais velho ao mais recente: Pessoa, Camões, Gil Vicente, Eça
Gil Vicente, Camões, Eça, Pessoa

Qual é o autor de «A Palavra Mágica»?
Vergílio Ferreira


60
As provas de gramática são difíceis. Classifica sintacticamente «de gramática»
Determinativo

As provas gramaticais são difíceis. Classifica sintacticamente «gramaticais».
Atributo

61
Como se designa um verso com dez sílabas métricas?
decassílabo

Como se designa uma estrofe de oito versos.
oitava

62
Como se designa uma palavra caída em desuso?
Arcaísmo

Como se designa uma palavra criada, repentinamente, por um escritor, pela tecnologia, …?
Neologismo

63
Diz a 2.ª pessoa do plural do Pretérito Perfeito de «Fazer»
Fizestes

Diz a 2.ª pessoa do singular do Pretérito Mais-que-perfeito de «Ler»

64
Diz o superlativo absoluto sintético (erudito) de «mísero»
Misérrimo

Diz o superlativo absoluto sintético (erudito) de «humilde».
Humílimo

65
Diz o colectivo de «navio»
«Armada»

Diz o colectivo de «letras»
Abecedário; alfabeto


66
Classifica quanto à classe «Shiu!»
Interjeição.

Classifica quanto à classe «agora»
advérbio

67
Os alunos apurados são excelentes alunos. Classifica sintacticamente «são excelentes alunos»
Predicado

Todos os olhavam. Classifica sintacticamente «os».
Complemento directo

68
Indica a classe de palavras a que pertence «para»
Preposição

Classifica, de modo completo, em termos morfológicos, «pára»
Imperativo (2.ª pessoa do singular de «parar») ou 3.ª pessoa do singular do Presente

69
Diz a 1.ª pessoa do singular do Imperfeito do Conjuntivo de «Fazer».
fizesse

Diz a 1.ª pessoa do singular do Futuro do Conjuntivo de «Ver»
Vir

70
Diz a 1.ª pessoa do singular do Imperfeito do Conjuntivo de «Vir»
Viesse

Diz a 1.ª pessoa do singular do Futuro do Conjuntivo de «Ir»
For

71
Classifica morfologicamente «umas»
Determinante artigo indefinido

Classifica morfologicamente «e»
Conjunção (copulativa.)

72
Classifica morfologicamente «nunca».
Advérbio.

Classifica morfologicamente «a fim de que».
locução conjuncional



Questionário 3

73. Tenho comido muitas cenouras. Vou decerto ficar alaranjado. Estava a estudar as vitaminas quando comecei a ter esta ideia maluca: hei-de ser como uma laranja. Por agora, acabei de comer.
Sublinha as formas da conjugação perifrástica. Transcreve os verbos auxiliares.
As formas verbais auxiliares da perifrástica são: «vou», «estava», «comecei», «hei», «acabei».

74.
Indica o aspecto — ou, pelo menos, o matiz temporal — de cada uma das formas da conjugação perifrástica na pergunta anterior.
Vou ficar = ideia de futuro próximo; Estava a estudar = aspecto imperfectivo, ideia de continuidade; comecei a ter = aspecto incoativo, ideia de começo e de progressão na acção; hei-de ser= ideia de intenção; acabei de comer = aspecto cessativo (e, também, perfectivo, dado o uso do perfeito). («Tem comido» não é conjugação perifrástica — é o perfeito composto —, mas tem valor aspectual iterativo, de repetição, portanto.)

75. Almoçarei à meia-noite. Morri há dez minutos. Comia besouros durante a explosão.
Conjuga perifrasticamente os verbos destas frases.
Vou almoçar. Venho de morrer. Estava a comer.

76. Todos consideramos Maria de Lourdes uma convencida.
Indica as funções sintácticas.
«Todos» = Sujeito. «Consideramos» = Predicado. «Maria de Lourdes» = Complemento directo. «Uma convencida» = Predicativo do complemento directo.

77. Classifica sintacticamente a expressão destacada.
O ministro acha a margem Sul um deserto.
Predicativo do complemento directo.

78. Julgo Lino um engraçado idiota.
Analisa sintacticamente a frase.
Sujeito = eu (subentendido). Predicado = Julgo. Complemento directo = Lino. Predicativo do complemento directo = um engraçado idiota. (Na verdade, podemos considerar que o predicado inclui o complemento directo e até o predicativo do complemento directo.)


79. Esta semana faremos um trabalhito de gramática. Identifica o recurso (a figura) de estilo.
Eufemismo («trabalhito» quer dizer, no fundo, «teste importante, decisivo, para o qual devem estudar desalmadamente, se não querem ter um «um»).

80. Dessa ficha de gramática resultarão infinitas reprovações. Identifica o recurso (a figura) de estilo.
Hipérbole (é um exagero; não serão «infinitas» mas apenas cento e trinta).

81. Não estudar gramática nos próximos dias é brincar com o fogo. Identifica o recurso (a figura) de estilo.
Metáfora.

82. Não estudar gramática nos próximos dias seria o mesmo que brincar com o fogo. Identifica o recurso (a figura) de estilo.
Comparação.

83. Sê, ó professor bondoso, magnânimo com os alunos. Identifica a figura.
Apóstrofe.

84. Gostei muito dos tepecês que o Gonçalo fez este período. Identifica o recurso estilístico.
Ironia.

85. Há aqui três palavras formadas por derivação regressiva (ou seja, deduzidas de uma forma maior). Quais são?
O embarque correu bem até estranharmos a demora e a troca do comandante por um pato de borracha.
«embarque» (deriva de «embarcar»); «demora» (deriva de «demorar»); «troca» (deriva de «trocar»). (Numa derivação sufixal, a mais comum, aconteceria o percurso contrário, do substantivo é que se formaria o verbo.)

86. É provável que compremos um camelo.
Divide o período e classifica as orações.
É provável (subordinante) / que compremos um camelo (subordinada completiva). [Já agora: repara que a completiva, neste caso, serve de sujeito: «Que compremos um camelo» é o sujeito de «é provável».]

87. Se vivesse na margem Sul, comprava um camelo.
Divide o período e classifica as orações.
Se vivesse na margem Sul (subordinada condicional), / comprava um camelo (subordinante).

88. Compraria um camelo e dar-lhe-ia o nome «Lininho».
Divide o período e classifica as orações.
Compraria um camelo (coordenada) e dar-lhe-ia o nome «Lininho» (coordenada copulativa).

89. Vasco da Gama perguntou ao Rei de Melinde se ele não lhe vendia uma «coca-cola».
Divide o período e classifica as orações.
Vasco da Gama perguntou ao Rei de Melinde (subordinante) / se ele não lhe vendia uma «coca-cola» (subordinada completiva). [Aqui a completiva serve de complemento directo mesmo, como é mais comum.]

90. Quem se mete com o PS leva.
Divide o período e classifica as orações.
Quem se mete com o PS (subordinada relativa) / leva (subordinante). [A oração relativa, neste caso, serve de sujeito à subordinante. É uma relativa com função substantiva.]

91. Os alunos que não estudam gramática dizem «hadem» em vez de «hão-de».
Divide o período e classifica as orações.
Os alunos [...] dizem «hadem» em vez de «hão-de» (subordinante) / que não estudam gramática (subordinada relativa). [Desta vez a relativa é adjectiva, funciona como atributo de «alunos»; é também restritiva.]

92. Vanessa Fernandes, que é filha do grande Venceslau Fernandes, tem um aparelho com as cores de Portugal.
Divide o período e classifica as orações.
Vanessa Fernandes tem um aparelho com as cores de Portugal (subordinante) / que é filha do grande Venceslau Fernandes (subordinada adjectiva relativa explicativa)

93. Ainda que goste de queijo, não sou um rato.
Divide o período e classifica as orações.
Ainda que goste de queijo (subordinada concessiva), / não sou um rato (subordinante).

94. Como não tinha decorado o poema, Simão inventou um complicado esquema.
Divide o período e classifica as orações.
Como não tinha decorado o poema, (subordinada temporal) / Simão inventou um complicado esquema (subordinante)

95. Comi tantos caracóis, que fiquei mais lento.
Divide o período e classifica as orações.
Comi tantos caracóis (subordinante), / que fiquei mais lento (subodinada consecutiva).

96. Tinha saudades do deserto, portanto fui a Almada.
Divide o período e classifica as orações.
Tinha saudades do deserto, (coordenada) / portanto fui a Almada (ccordenada conclusiva).

97. Estudaria gramática ou continuaria a ver «A Família Galaró».
Divide o período e classifica as orações.
Estudaria gramática (coordenada) / ou continuaria a ver «A Família Galaró» (ccordenada disjuntiva).

98. Eu é que comi o bolo-rei.
Classifica a frase quanto à forma.
A frase tem as formas afirmativa, activa, enfática. [Esta última forma foi menos estudada. Acontece quando há elementos que pretendem realçar, vincar, o que se diz (aqui a expressão de realce é «é que»]. A forma enfática opõe-se à forma neutra: «Comi o bolo-rei».]

99. Classifica quanto ao género — lírico, dramático, narrativo — os seguintes textos: Auto da Barca do Inferno, Os Lusíadas, «Tudo que faço ou medito».
dramático; narrativo; lírico.

100. «motel»; «espanglês»; «informática»; «biónica».
Estas palavras são, quanto à sua formação, entrecruzadas. Dis que palavras primitivas nelas se amalgamaram.
motor + hotel; espanhol + inglês; informação + automática; bio- + electrónica
[Ver Caderno de Actividades, 8.º ano, p. 38]

101. «dizer», «afirmar», «murmurar», «comunicar», «lamentar», «ordenar», «prometer», «olhar», «lastimar», «comprar», «considerar»
Os verbos que transcrevi são quase todos introdutores do relato do discurso (isto é, podem ser usados na ligação entre a fala reproduzida e a sua narração, seja no discurso directo seja no discurso indirecto). Diz quais estão a mais.
«olhar», «comprar»

102. Ordena as expressões segundo o registo (ou nível) de língua: do mais cuidado (mais formal) para o mais popular (mais informal): «mijar», «fazer chichi», «urinar», «mictar».
mictar/urinar, fazer chichi, mijar
[Ver Caderno de Actividades, 8.º ano, ficha 3]

103. A Joana via tardes a fio a «A Família Galaró».
Põe na forma passiva
«A Família Galaró» era vista tardes a fio pela Joana.

104. Indica a função sintáctica de «pela Joana» na frase anterior.
Agente da passiva.

105. Passa para a forma activa a seguinte frase: João Moutinho terá sido rasteirado por três ninfas.
Três ninfas terão rasteirado João Moutinho.

106. O keeper do Sporting defendeu o corner com souplesse.
Que tem de especial esta frase?
Tem três estrangeirismos (os dois primeiros são anglicismos; o terceiro é um galicismo).

107. Destas línguas há uma que não é românica (não resulta da evolução do latim): espanhol, catalão, francês, romeno, português, inglês, italiano. Qual é?
Inglês.

108. Que fenómenos fonéticos reconheces nestas evoluções? «door» > «dor»; «água» > «auga»; «amore» > «amor»?
crase; metátese; apócope

109. E nestas? «Snoopy» > «Sinupe»; ante > antes
epêntese (sn > sin); paragoge

E nas duas evoluções presentes neste vídeo?


«precisamente» > «samente» = aférese; «portanto» > «ptanto» = síncope».